quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Morrer como um homem



Com estreia prevista lá para Setembro, o novo filme “Morrer Como um Homem”, já estreou no festival de Cannes no passado dia 22 de Maio.




Trata-se de mais um filme do realizador João Pedro Rodrigues, que nos habituou graças ao “fantasma” e Odete”, a estes temas mais alternativos.

Desta vez é o tema central é a transsexualidade. Tónia (Fernando santos), é um travesti de Lisboa que vai ser pressionado pelo jovem namorado, Rosário (Alexander David) a mudar de sexo. Tónia tem um fillho, está no auge da carreira artística, é descriminada pela família por ser homossexual e acaba por se assumir como uma mulher a tempo inteiro, não apenas no palco.



O realizador recorreu a travestis reais para criar esta história. Deborah kristal é Tónia e, Jenny Larrue e Cindu scrash também fazem parte desta película.



O filme foi rodado entre Agosto e Outubro de 2008 e os locais escolhidos foram a serra de Sintra e Tomar, mas claro não podíamos esquecer da famosíssima praia 19.

Pois mas nem tudo é rosas, Carlos Castro impôs uma providencia cautelar por acusação de plágio. Acusou realizador de copiar se utilizar da vida da falecida Ruth Bryden para criar esta história.



“A Ruth Bryden como a Lídia Barloff, a Guida Scarlatty, a Jenny, a Cindy ou a Deborah, fazem parte do imaginário do travesti português dos anos 70, 80,90, até hoje. Quando fiz a pesquisa para escrever o arguento do filme falei com muitas pessoas que me contaram as mais variadas histórias”, afirma João Pedro Rodrigues.



O Tribunal não deu razão a Carlos Castro e o filme foi mesmo para frente. Resta saber, quando cá chegar, se o cronista vai ou não recorrer da sentença.



Fonte Time Out

Nenhum comentário: