"A orientação sexual não é uma eleição". Esta é a frase (slogan) em cima da imagem de um bebê recém-nascido com uma pulseira identificativa com a palavra "homossexual" que está a chocando a Itália, segundo a agência de noticias Reuters. Uma semana depois de uma outra campanha sobre anorexia ter sido banida pela auto-regulação.
Para combater a discriminação contra os gays e lésbicas, o Governo da Toscânia, região da Itália central com 3,6 milhões de habitantes (capital é Florença), lançou uma campanha publicitária, em outdoor e imprensa, contra a homofobia.
Desenvolvida pela Fundação Canadiana Emergence, a campanha já circulou no Québec. Agostino Fra-gai foi o responsável pela escolha da campanha para ser lançada na região italiana da Toscânica, por considerar que geraria o debate sobre um assunto tão importante.
O legislador democrata-cristão, Luca Volonte, disse que usar um recém-nascido para sugerir que as tendências homossexuais são inatas é "enganoso e vergonhoso". A senadora da oposição, Maria Burani Procacci, foi mais longe, chegando mesmo a pedir que rolassem cabeças.
O Vaticano, que não considera as tendências homossexuais pecaminosas mas condena os actos homossexuais, referiu-se ao assunto como "estranho". "Não há necessidade de um anúncio deste tipo", disse o diplomata do Vaticano e secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone. Posição obviamente contrária teve Arcigay, um grupo italiano de defesa dos direitos dos homossexuais, pois vê o cartaz como um avanço na luta pela igualdade de direitos.
Quem também se diz a favor da campanha é o advogado gay Franco Grillini, pois defende o conceito de que a "homossexualidade não é uma escolha". Segundo ele, "um homossexual possui apenas duas opções: ou aceita a sua sexualidade ou vive infeliz", conclui. - P.B.
MINHA OPINIÃO: Todos sabem que sou um incansável defensor dos direitos e da dignidade dos homossexuais.
Apesar da polêmica gerada, não vejo nada de errado com a campanha. Todos nós sabemos que homossexualidade não é opção.
Parabenizo os publicitários que desenvolveram a campanha.
angelloiro.com
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