quinta-feira, 12 de julho de 2007

Julho: Mês do Orgulho


Matéria publicada originalmente no Portal Angel Loiro.

Os movimentos sociais geralmente nomeiam certas datas como representativas de suas lutas. O movimento feminista, no dia 8 de março, relembra as mulheres queimadas em uma fábrica. O movimento pela reforma agrária nomeou o dia 30 de novembro como representativo de sua luta. Pensemos no nosso caso. O movimento homossexual já foi descrito como uma “Sopa de Letrinhas” por uma pesquisadora paulista, Regina Facchini. Disse ela que ao mesmo tempo em que amplia suas possibilidades de sujeito político, o movimento homossexual aprimora seu calendário de lutas. Vou tentar refletir, nesta primeira coluna, sobre duas datas desse calendário do movimento homossexual. Já temos o Dia Mundial Contra a Homofobia que ocorre em 17 de maio desde 2006. Há o Dia Mundial do Orgulho Homossexual comemorado dia 28 de junho. Temos também o Dia da Visibilidade Lésbica estabelecido em 29 de agosto. Toma corpo a discussão da instituição do Dia da Travesti, no final de janeiro, se não me engano. Entendo estas datas tanto como rituais que remontam a datas históricas como momentos privilegiados de reflexão de nossas questões políticas. Pensemos sobre o dia 17 de maio. Sou filiado da mailing list da Associação Internacional de Lésbicas e Gays (ILGA) há algum tempo. Lembro-me, ano passado, recebendo um e-mail que instituía o dia 17 de maio como o Dia Internacional contra a Homofobia. Pensei: “que sacada”, já que remontava ao ano de 1990 em que a homossexualidade foi retirada da lista de desvios e transtornos mentais em uma assembléia da Organização Mundial de Saúde (OMS). Houve, com intencionalidade, uma (re)significação do dia. Com o fato da homossexualidade ser considerada crime em cerca de 80 países, dos quais 9 condenam pessoas por este motivo à pena de morte, realizamos, tanto em 2006 como em 2007, atos e manifestações em todo o Brasil, em uma ação coordenada com outros países. A mesma organização foi garantida em Florianópolis em 2007. Nessa capital, pesquisadores, parlamentares, defensores dos direitos humanos e jovens homossexuais concentraram-se na Praça XV, a principal da cidade, e reivindicaram que a Organização das Nações Unidas (ONU) oriente os estados-membros na descriminalização da homossexualidade. Uma reivindicação local foi que seja aprovada a criminalização da homofobia no Brasil, além do projeto de lei da vereadora Ângela Albino (PC do B/SC) que institui o 17 de maio como o Dia Municipal contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia. Entendo o dia 17 de maio como representando a solidariedade dos setores progressistas com as vítimas da homofobia, exercida principalmente através da formação da população sobre a temática. Um momento ímpar para a reflexão acerca desse ódio e aversão direcionado aos homossexuais e segmentos correlatos. Assim, sugiro que sejam pensadas ações educativas de formação das pessoas visto que, na rua, pouco se sabe sobre a homofobia como um conceito. É necessário que sejam elaborados pequenos textos informativos, sendo sua distribuição qualificada, ou seja, deve-se falar sobre homofobia e seus impactos com os transeuntes em um ato ou manifestação. Esta formação envolve parceria com rádios locais e populares. As idéias devem fluir para que os encaminhamentos sejam garantidos sem as “neuras” contemporâneas, por exemplo, a falta de recursos e a eterna divagação irrelevante, comum nos movimentos sociais. Interessante uma matéria lida no Portal da SECAD, que nos leva a entender, a partir de outro contexto, que uma ação de “enfrentamento” requer interlocução e unidade entre diversas instituições e sujeitos políticos. O ano de 2007 presenciou o “enfrentamento” à homofobia direcionado pelo movimento homossexual brasileiro. A homofobia e seu impacto na vida concreta de lésbicas e gays foram problematizados na rua, no asfalto. Em todas as capitais e muitas cidades médias houve um posicionamento perante a sociedade feito pelos homossexuais. Agora nos preparamos para o Dia Mundial do Orgulho Homossexual. A bandeira do arco-íris, com suas seis cores radiantes, está sendo hasteada em todo o mundo. Não será diferente no Brasil. Não foi diferente na Parada do Orgulho Homossexual de São Paulo. Como a ILGA fez em relação ao dia 17 de maio, todos nós, impactados pela difusão do movimento homossexual, temos a responsabilidade histórica de pensar que sociedade estamos construindo, em que realidade estamos imersos. Narremos agora a emergência do 28 de junho como Dia Mundial do Orgulho Homossexual. Trago um pequeno trecho da minha dissertação de mestrado (disponível em http://www.procurar.ufsc.br/ NO MEU BLOG IDENTIDADES HOMOSSEXUAIS TEM O LINK CERTINHO):


Um embate político ocorrido em Nova York foi e é emblemático para o movimento homossexual brasileiro e mundial. A história da Rebelião de Stonewall, como foi batizada uma das primeiras manifestações homossexuais contra a repressão promovida em lugares de sociabilidade homossexual, e que vem sendo narrada nos grupos do movimento homossexual brasileiro como um marco de nossa história, lembrada anualmente no Dia Mundial do Orgulho Gay (28 de junho). Esta data é de importância tamanha para os grupos brasileiros que tramita no Congresso Nacional um projeto de lei (379/03) da deputada Iara Bernardi (PT/SP) que busca instituir o 28 de junho como o “Dia Nacional do Orgulho Gay e da Consciência Homossexual”. Esta Rebelião de Stonewall também é tida como “o início do movimento de liberação gay nos Estados Unidos” (James Green, Além do Carnaval, 2000, p. 458). Aconteceu em Nova York, no bairro Greenwich Village. Um bar chamado Stonewall Inn recebia homossexuais, travestis e lésbicas que encontravam ali um lugar dançante propício para encontros e diversão. As batidas policiais, constantes no local, eram promovidas de forma violenta, em que os militares agrediam fisicamente e faziam chacotas sobre a indumentária e outros marcadores identitários dos freqüentadores, principalmente em relação às travestis. Apesar dos pagamentos constantes feitos pelo proprietário do bar aos policiais para que fizessem menos batidas essas continuaram ocorrendo, e, em junho de 1969, mais especificamente nos dias 27, 28 e 29, em uma destas intervenções policiais, os homossexuais e travestis, impulsionados pelo tensionamento comum em momentos como este, revidaram o exercício de poder punitivo e se revoltaram. Estes três dias de embate contra a polícia representou o marco inicial do movimento homossexual, segundo o próprio movimento. Para Fry e MacRae: “na noite de 28 de junho de 1969, uma sexta-feira, alegando o descumprimento das leis sobre a venda de bebidas alcoólicas, a polícia tentou interditar um bar chamado 'Stonewall Inn', localizado em Christopher Street, a rua mais movimentada da área conhecida como o 'gueto' homossexual de Nova York. O que era para ser simplesmente uma ação policial rotineira, suscitou uma reação inédita (1984, p. 96)”. Nos sites dos grupos homossexuais contemporâneos é possível perceber a importância dada pelos coletivos à nomeada Rebelião de Stonewall. Segundo o site do Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual do Rio de Janeiro (GAI/RJ) sobre Stonewall: “pela primeira vez Lésbicas e Gays como um grupo conseguiram ver além do batom e das plataformas, além da cor da pele e reconheceram a opressão que ameaça a nós todos. O maior de todos os mitos relacionado com o levante de Stonewall é de que foi um acontecimento Gay/Lésbico” (2006). Assim, a Rebelião de Stonewall vem funcionando como um marcador histórico para as identidades ativistas no movimento homossexual, uma vez que é constantemente evocada como marco inicial de uma nova identidade homossexual: a identidade ativista homossexual. Os punhos estendidos observados no filme STONEWALL (FIGURA 4) ao meu ver demarcam o caráter combativo dessas pessoas contra ações e políticas homofóbicas. Luta. Diferente do que muitas pessoas possam vir a pensar, o movimento homossexual tem seu marco inicial em uma luta contra o aparato militar de uma sociedade disciplinar. LINK PARA DISSERTAÇÃO DE MESTRADOCaminhando para a conclusão, gostaria de divulgar-lhes uma publicação recente, organizada pelo pesquisador Fernando Pocahy, integrante da ong Nuances/PoA. O livro é intitulado “Rompendo o Silêncio: homofobia e heterossexismo na sociedade contemporânea”. É uma publicação da entidade Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual (nuances@nuances.com.br). Além disso, em setembro, mais especificamente nos dias 5 e 6, Florianópolis sediará o “Seminário Homofobia, Identidades e Movimento LGBTTT”, já divulgado neste portal. O evento é organizado pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC e pela Rede de Pesquisas Parceria Civil, Conjugalidades e Homoparentalidade. Estão abertas as inscrições em três categorias: para ouvintes, pesquisadores e estudantes do ensino médio. Quem quiser apresentar trabalhos científicos, bem como relatos de experiências tanto na escola como nas ações dos movimentos sociais e/ou governamentais tem até 31 de julho para escrever um resumo e enviá-lo para seleção. Para maiores informações acesse o site www.nigs.ufsc.br/seminariolgbttt. Estarei coordenando, juntamente com Fernando Pocahy (UFRGS) um Grupo de Trabalho sobre “Educação para o combate ao sexismo e homofobia”. No mês de outubro pretendo fazer uma cobertura do seminário, mas ainda está muito longe. Mês que vem publicarei no site uma entrevista bombástica sobre o movimento homossexual na década de 1990, em que entrevistarei testemunhas oculares de processos históricos. Espero que gostem. Não pretendo concluir esta coluna com um final feliz, o “argumento de Hollywood” de Connelly e Clandinin. Prefiro terminar fazendo publicidade. Escreva para construirmos juntos esta nova coluna no site AngelLoiro.
Muito axé.
Abraços e até.
Felipe Bruno Martins Fernandes é doutorando em Ciências Humanas na UFSC.Atualmente trabalha em um projeto de pesquisa intitulado “Análise das políticas públicas da educação vinculadas ao programa federal Brasil Sem Homofobia”.

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