quinta-feira, 16 de julho de 2020

Dia Internacional Da Drag Queen


Saudades de escrever aqui, Saudades Lucas Vieira, Eterno amigo!!!




Dia 16 de Julho – dia Internacional da Drag Queen
Por Jonatan Fortunato
Para quem não sabe, esse dia foi instituído em 2009 por Adam Stewart nos Eua, para homenagear e proporcionar que os Artistas Drag´s tivessem um espaço para mostrar seu talento e sua criatividade. O dia é tão honrado e comemorado nos EUA que tem uma logo própria que é exibida em todas as campanhas e cartazes sobre o tema.
Drag Queen é pessoa que se veste e comporta de forma estilizada com uma expressão de gênero exageradamente que envolve, por parte do artista, a criação de um personagem fabuloso, tipicamente trazendo um discurso critico-político-transformador ou não.
Os artistas Drag’s apesar de serem populares no meio LGBTQIA+ não restringem ao meio, pois como se trata de arte e a arte não é algo limitante, homens, mulheres e todas as pessoas independente de gênero, orientação ou denominação pode se tornar uma Drag.
O primeiro Artista Drag Queen do mundo foi William Dorsey Swann – 1880, desde então muitos talentos ganharam voz, brilho e espaço, ainda que muito pouco valorizado monetariamente.
No Brasil temos muitos artistas fabulosos e extravagantes que merecem os Parabéns nesse dia. Aqui no RS temos uma das mais talentosas que tive o privilégio de conhecer que é @charlenevoluntaire um exemplo de artista completo, com figurino, maquiagem, dublagem, carisma e educação impecáveis que vai estar hoje juntamente com outro ícone da arte Drag Cassandra Calabouço numa live que promete ser incrível, como todo projeto artístico que Charlene participa. ( sou suspeito e sou fã dela mesmo, então vamos biscoitar, live direto no insta da Charlene)
Além dessas maravilhas já citadas temos também figuras como @nanypeople , que também tive o prazer de conhecer, Cherry POP, Leyllah Diva Black, Penelopy Jean, Tchaka, @dimmykieer que que conheci num momento maravilho quando eu fazia parte de um projeto bem especial, não posso deixar de falar de @silvettymontilla, esse monstro da Terça Insana e dos palcos paulista, e claro vou incluir @lorelay_fox, esse rostinho intelectual e artista fabuloso que causa murmúrio e frenesi no meio.
A todas as Drag Queens parabéns pelo seu dia! Vocês são nosso orgulho!

lva Perez